MBA - Gestão de Pessoas 2005-06 www.Unicep.com.br

MBA em Gestão de Pessoas e Controladoria. Unicep 2005 a 2006.

terça-feira, setembro 29, 2015

 
RCNEI/98 e DCNEI/99

O RCNEI/98 integra um conjunto de documentos denominados PCN e é tido como uma proposta curricular aberta e não obrigatória para subsidiar os sistemas educacionais na área de educação infantil e visa contribuir nos seguintes pontos:

* garantir os direitos das crianças no que tange as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas ao passo que mantém a qualidade das experiências oferecidas:
a) do respeito à dignidade em sua gama de diversidade.
b) do direito ao brincar.
c) do acesso ao capital cultural.
d) da socialização através de práticas sociais
e) do atendimento aos cuidados básicos e subsistência

O RCNEI/98 é composto por 3 volumes:
Volume I - Introdução sobre os objetivos das creches e pré-escolas
Volume II - refere-se ao âmbito da Formação Pessoal e Social da criança.
Volume II - Trata do aprimoramento das linguagens e experiências intitulado Conhecimento de Mundo, contendo seis volumes de apoio (Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, Matemática.

Já o DCNEI/99, preconiza como sendo de cunho obrigatório os seguintes princípios:
a) éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
b) políticos: dos direitos da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática
c) estéticos: da sensibilidade, da criatividade, do lúdico e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culuturais.

Dificuldades ao cumprimento destas idéias:
1 - estabelecer um sentido específico para sua atividade, ou seja, a de encontrar uma identidade própria de caráter emancipatório para a transformação da educação infantil, caso receba o devido tratamento orçamentário e o tempo (Kronos e Kairós).
2 - A incredulidade em alcançar tais objetivos, ja que o sistema educacional traz práticas tradicionais combinadas à novas concepções não enraizadas. Em consequência disso, o resultado é de que o espaço escolar apenas domestica a criatividade infantil para que mães e pais possam trabalhar e produzir.

Grupo: Leticia Guinato 605204 -  Renata Balthazar 604984 - Daiane Motta 612367 - Roosevelt Oliveira 604933



Comments: Postar um comentário

<< Home

Archives

2005-06-19   2005-06-26   2005-07-03   2005-10-23   2015-09-27  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?